NÃO É SÓ COM VOCÊ, É TAMBÉM SOBRE QUEM VOCÊ QUER BEM

Você sabia que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar o médico especialista? Isso porque a única forma de combater o câncer de próstata é com o diagnóstico precoce.

Buscando essa conscientização foi criado o Novembro Azul. Um mês de que tem como missão reforçar aos homens que eles também precisam cuidar da saúde, o autocuidado e o check-up precoce do câncer de próstata, pode salvar muitas vidas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Tanto é que, para 2020, estima-se 65 mil novos casos da doença, mas descoberta precocemente há 90% de chances de cura. Com isso, fica alerta a importância de prevenir e se cuidar.

Entretanto, como o diagnóstico envolve o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas, muitos homens sentem-se desconfortáveis em realizá-lo. O procedimento para análise é simples, rápido e indolor.  Nesse sentido, um dos objetivos do Novembro Azul é justamente quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima desses obstáculos.

Mas afinal, o que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar o médico especialista, o urologista.

Exames importantes:

Os exames mais comuns são de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados pelo especialista da saúde se houver suspeita de câncer de próstata,

Quais são os fatores de risco?

  • Idade: a incidência começa a aumentar a partir dos 50 anos. Dois em cada três pacientes com a doença têm mais que 65 anos;
  • Histórico familiar de câncer de próstata: parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer, como pai, irmão e tio;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • Dieta: alguns estudos sugerem que dietas hipercalóricas, ricas em gorduras e pobres em fibras, frutas e vegetais aumentam os riscos,
  • Estilo de vida: tabagismo, álcool e obesidade tende a contribuir para riscos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

  • Aumento da necessidade de ir ao banheiro, com mais freqüência à noite;
  • Ardência ou dor ao urinar;
  • Dificuldade ou demora em começar a liberar a urina;
  • Interrupções involuntárias durante a micção;
  • Redução da pressão do jato de urina (jato fraco);
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
  • Presença de sangue na urina ou no esperma.

Dicas para se prevenir:

  • Faça atividades físicas diariamente, pelo menos 30 minutos ao dia;
  • Mantenha o peso regular;
  • Dieta equilibrada, com frutas, legumes, verduras, gorduras boas como castanhas e azeite;
  • Produtos derivados do tomate, o licopeno é benéfico para a saúde masculina;
  • Vitamina D, uma ótima fonte é o sol pelo período da manhã (08h ás 10h), a vitamina também está presente na gema do ovo, atum, sardinha, bife de fígado;
  • Brócolis, rúcula, couve-flor, repolho, rabanete, agrião e todo o grupo de vegetais crucíferos. Segundo pesquisas consumir esses alimentos mais de uma vez por semana, tem até 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata.

 

O Grupo Maqnelson atento a essa necessidade apoia, incentiva e distribui informações de cuidados para a saúde do homem.  Os reforços desses cuidados estendem aos colaboradores do Grupo, para que utilizem os benefícios disponíveis do plano de saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

Dentro desses aspectos, uma série de dicas está sendo compartilhadas nas redes sociais e canais internos de comunicação, com objetivo de explicar, conscientizar e trazer informações sobre o câncer de próstata.

A prevenção ainda é a melhor aliada no combate a doença. O Grupo Maqnelson abraça essa causa, vem com a gente você também.

Lembre-se: não é só com você, é também sobre quem você quer bem!

Se cuide, previna-se, conheça e compartilhe mais sobre esse assunto. Siga as nossas redes sociais e saiba mais.

 

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.