No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens. A recomendação médica é que se faça exames de PSA e toque retal a partir dos 45 anos.
Assim como a terra necessita de cuidados para o cultivo, a saúde do homem também precisa de cuidados para gerar frutos e continuar firme na lida. Para estar forte a cada ciclo, o autocuidado e o diagnóstico precoce devem estar em dia.
Na luta contra o câncer de próstata e juntos pela vida, a Maqnelson reforça a conscientização e a importância do check-up. Mantenha hábitos saudáveis e cuidados indispensáveis!
Mas afinal, o que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha.
Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar o médico especialista, o urologista.
Exames importantes:
Os exames mais comuns são de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados pelo especialista da saúde se houver suspeita de câncer de próstata,
Quais são os fatores de risco?
- Idade: a incidência começa a aumentar a partir dos 50 anos. Dois em cada três pacientes com a doença têm mais que 65 anos;
- Histórico familiar de câncer de próstata: parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer, como pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Dieta: alguns estudos sugerem que dietas hipercalóricas, ricas em gorduras e pobres em fibras, frutas e vegetais aumentam os riscos,
- Estilo de vida: tabagismo, álcool e obesidade tende a contribuir para riscos.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
- Aumento da necessidade de ir ao banheiro, com mais frequência à noite;
- Ardência ou dor ao urinar;
- Dificuldade ou demora em começar a liberar a urina;
- Interrupções involuntárias durante a micção;
- Redução da pressão do jato de urina (jato fraco);
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Presença de sangue na urina ou no esperma.
Dicas para se prevenir:
- Faça atividades físicas diariamente, pelo menos 30 minutos ao dia;
- Mantenha o peso regular;
- Dieta equilibrada, com frutas, legumes, verduras, gorduras boas como castanhas e azeite;
- Produtos derivados do tomate, o licopeno é benéfico para a saúde masculina;
- Vitamina D, uma ótima fonte é o sol pelo período da manhã (08h ás 10h), a vitamina também está presente na gema do ovo, atum, sardinha, bife de fígado;
- Brócolis, rúcula, couve-flor, repolho, rabanete, agrião e todo o grupo de vegetais crucíferos. Segundo pesquisas consumir esses alimentos mais de uma vez por semana, tem até 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata.
A Maqnelson abraça essa causa, atenta a saúde dos colaboradores incentiva através dessas ações a utilização dos benefícios do plano de saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Deixando o alerta para se cuidarem e incentivarem outras pessoas para se protegerem também. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença descoberta precocemente há 90% de chances de cura. Por isso, a prevenção é a maior aliada nessa luta. Compartilhe mais sobre esse assunto.
Lembre-se: não é só com você, é também sobre quem você quer bem!